A melhor equipa de todas é a internacional!
23 de Maio de 2012

Há astrónomos a trabalhar em todo o mundo. Alguns deles estão colocados em observatórios astronómicos, embora muitos mais trabalhem em universidades ou organizações de investigação.

Esta imagem mostra um novo Observatório na Holanda, chamado LOFAR. É usado para pesquisar o Universo à procura de objetos previamente desconhecidos, usando ondas de rádio. Centenas de astrónomos de todo o mundo usam o LOFAR para o seu trabalho.

Quando os astrónomos trabalham  remotamente em conjunto usam ferramentas online, tais como o e-mail e vídeo-chamadas. Também planeiam visitas aos gabinetes uns dos outros e encontram-se em reuniões internacionais de Astronomia. Quando fazem uma descoberta, os astrónomos publicam depois as suas descobertas como um esforço de equipa.

Por exemplo, as mais recentes pesquisas publicadas que saíram do LOFAR envolveram uma enorme equipa de 84 astrónomos de 26 diferentes universidades e institutos de pesquisa em 9 países! Usaram o LOFAR para estudar um grupo de galáxias, que é chamado enxame de galáxias. A equipa descobriu que os sinais de rádio vindos deste enxame de galáxias são mais fortes do que o esperado. Pensam que isto acontece porque está a colidir com um outro enxame de galáxias de menores dimensões!

Agora, a equipa partilhou as suas conclusões com outros astrónomos de todo o mundo. É por os astrónomos trabalharem em conjunto e partilharem ideias nas reuniões internacionais que as pessoas muitas vezes falam de uma "comunidade de astronomia". Mas soa como se houvesse algures uma aldeia onde todos os astrónomos do mundo vivessem juntos!

Os astrónomos pensam que o LOFAR vai permitir a descoberta de mais de 100.000.000 objetos no Universo distante!

This Space Scoop is based on a Press Release from ASTRON .
ASTRON