O dia em que a Terra sorriu
23 de Julho de 2013

Algo maravilhoso, algo grande, algo novo e muito especial acabou de acontecer!

A 19 de Julho de 2013, a sonda espacial Cassini, que está em órbita em torno de Saturno, a cerca de um milhar de milhão de quilómetros, “virou-se” para tirar uma fotografia da Terra! A sessão fotográfica foi perfeitamente cronometrada de forma a que a luz brilhante proveniente do Sol ficasse bloqueada pelo próprio Saturno. O belíssimo planeta dos anéis aparece enorme em primeiro plano na fotografia, conjuntamente com o sistema de anéis. Ao fundo, a Terra aparece como um “pálido ponto azul” a uma enorme distância. Pode ser uma imagem pequeníssima, mas estamos todos lá, os milhares de milhões de habitantes do planeta Terra.

Pela primeira vez, esta fotografia capturou o sistema de Saturno com a Terra na sua cor real. Assim, a imagem mostra-nos exatamente o que os nossos olhos veriam se estivessem a esta distância! A imagem junta-se a um legado de imagens tiradas do espaço do nosso frágil lar. Outras incluem o famoso “Nascer da Terra”fotografado em 1968 por um astronauta a 380 000 quilómetros de distância, durante a missão Apollo 8, e a imagem “Pálido Ponto Azul”, capturada em 1990 pela Voyager 1 quando voava pelo espaço a 6 000 milhões de quilómetros da Terra!

Este evento tornou-se numa grande oportunidade, permitindo que todos saboreassem o quão especial é o nosso planeta, com os seus oceanos azuis e toda a diversidade de vida que contém. E o leitor, o que estava a fazer nesse momento memorável? Estava a sorrir como o resto dos habitantes do planeta pela felicidade de estar vivo neste pálido ponto azul?

A pequena sonda Cassini fez uma longa viagem de 7 anos desde a Terra até Saturno. Teve de passar por vários planetas para ganhar velocidade e energia, acabando por viajar quase 3 500 milhões de quilómetros antes de entrar na órbita de Saturno!