Um disco voador glacial
8 de Fevereiro de 2016

Os astrónomos obtiveram recentemente esta fotografia, que mostra o nascimento de novos planetas em torno de uma estrela jovem.

Esta imagem espetacular mostra-nos uma zona do espaço repleta de estrelas recém-nascidas. A área ampliada revela um disco “protoplanetário” que rodeia a estrela. Este disco de poeira cósmica irá transformar-se um dia em planetas. A sua forma peculiar valeu-lhe o nome informal de Disco Voador.

A nossa própria Terra nasceu de um disco semelhante, há 4500 milhões de anos. No entanto, ainda continuamos sem compreender com exatidão como estes anéis de poeira dão origem a sistemas planetários adultos.

Ao reunirem toda a informação que conseguirem sobre estes “discos formadores de planetas”, os astrónomos esperam clarificar um pouco mais este processo. Recentemente, e pela primeira vez, conseguiram medir a temperatura dos grãos de poeira no interior de um disco. Adivinhem qual? O desta imagem!

A temperatura medida foi de -266ºC! Não só era muito mais baixa do que o previsto, estava apenas 7ºC acima do zero absoluto. O zero absoluto é a temperatura mais baixa possível. Não existe literalmente nada mais frio.

Este resultado foi uma grande surpresa para os cientistas. Para estarem a temperaturas tão baixas, os grãos de poeira devem ser muito diferentes do esperado. Isto significa que todas as explicações sobre como estes discos se transformam em planetas terão de ser reformuladas. Permaneçam atentos às nossas notícias!

Onde está o local mais frio do Universo? Aqui, na Terra! A temperatura mais baixa registada foi obtida num laboratório na Terra, onde foram atingidos uns gélidos -273 ºC (menos de 1 ºC acima do zero absoluto). Mais frio do que o espaço vazio

This Space Scoop is based on Press Releases from ALMA , ESO .
ALMA ESO