Olhando em profundidade para o gigantesco coração negro da Via Láctea
23 de Dezembro de 2021

Certamente, já devem ter ouvido falar no buraco negro supermassivo escondido no centro de Via Láctea, conhecido por Sagitário A* (Sgr A*). Pois os astrónomos conseguiram medir o movimento das estrelas à sua volta – e é a mais precisa medição deste tipo obtida até hoje!

Com a ajuda do Telescópio Gemini Norte, localizado no Havai, os cientistas descobriram que a quase totalidade (99,9%) da massa existente no centro da nossa galáxia pertence ao buraco negro - apenas 0,1% desta massa pode dever-se a estrelas, poeira e gás interestelar, matéria escura e até buracos negros mais pequenos.

Para conseguirem esta descoberta, os astrónomos realizaram medições muito precisas da posição e velocidade de quatro estrelas na vizinhança a Sagitário A*. Perceberam que estas estrelas - S2, S29, S38 e S55 - se movem de um modo que indica que a massa no centro da nossa galáxia se deve quase totalmente a este buraco negro.

Para realizar estas medições, a equipa internacional de astrónomos usou vários instrumentos, como o Very Large Telescope do ESO, no Chile, e o Telescópio Gemini Norte, no Havai.

Apesar de terem sido realizadas observações ao longo de muitos anos, era muito difícil - até agora - provar que a maior parte da massa no centro da Via Láctea pertencia apenas ao buraco negro supermassivo Sgr A*.

Os astrónomos querem agora saber que mais se esconde no centro da nossa galáxia, e se as teorias atuais - como a Teoria da Relatividade Geral de Einstein - são realmente as melhores para perceber este lugar misterioso. Será que vai ser necessária uma nova teoria para explicar o funcionamento dos buracos negros?

Imagem: Nesta ilustração, podemos ver as estrelas que orbitam na proximidade do buraco negro supermassivo que se esconde no centro da Via Láctea, conhecido como Sagitário A*.

Crédito: International Gemini Observatory/NOIRLab/NSF/AURA/J. da Silva/(Spaceengine) Acknowledgement: M. Zamani (NSF's NOIRLab).

Sagitário A*, o buraco negro localizado no centro da nossa galáxia (a cerca de 27 mil anos-luz do Sol) é verdadeiramente gigantesco - tem 4,3 milhões de vezes a massa do Sol!