Como o Sol e a Terra – só que mais vermelhos e pesados!
26 de Setembro de 2022

Os astrónomos descobriram uma superterra – um planeta muito parecido com a nossa Terra, mas mais pesado – perto da zona habitável de uma estrela anã vermelha, que fica a apenas 37 anos-luz de distância. Em termos astronómicos, é uma distância muito curta!

Cerca de 75% das estrelas da Via Láctea são anãs vermelhas – estrelas mais pequenas que o nosso Sol – e muitas delas encontram-se na nossa vizinhança solar. São os alvos ideais para procurar planetas fora do nosso Sistema Solar, bem como vida fora da Terra.

A estrela anã vermelha agora descoberta foi designada por Ross 508. E tem um planeta companheiro, Ross 508 b. O sistema está localizado na constelação da Serpente.

Para que um planeta possa albergar vida, tal como a Terra, precisa de estar a uma determinada distância da sua estrela “companheira”, onde a temperatura e as condições sejam perfeitas para a existência de água líquida à superfície. Os cientistas dão a esta região a designação de “zona habitável”. E o mais espantoso é que Ross 508 b fica na fronteira interna desta zona habitável.

A equipa de astrónomos, liderada pelo professor Bun'ei Sato, do Instituto de Tecnologia de Tóquio, descobriu ainda que o planeta se move numa órbita elíptica e que parte da órbita atravessa a zona habitável.

Para observar sistemas planetários semelhantes a Ross 508, os cientistas do Centro de Astrobiologia do Japão desenvolveram um instrumento especial para observação no infravermelho, o Doppler Infravermelho (IRD), acoplado ao Telescópio Subaru. Isto porque as anãs vermelhas são frias e não emitem muita luz visível em comparação com outro tipo de estrelas, o que dificulta o seu estudo. As anãs vermelhas surgem mais brilhantes em comprimentos de onda infravermelhos.

Com telescópios poderosos como o Subaru, os cientistas podem agora realizar mais estudos para descobrir se há água ou vida em Ross 508 b, bem como procurar melhores candidatos para futuros planetas habitáveis em torno de anãs vermelhas.

Imagem: Diagrama esquemático do sistema planetário Ross 508, recentemente descoberto. A região a verde representa a zona habitável, onde pode existir água líquida na superfície planetária. A linha azul representa a órbita do planeta. Ross 508 b orbita na fronteira interna da zona habitável (linha contínua), atravessando-a possivelmente durante parte da órbita (linha a tracejado). Crédito: Astrobiology Center.

Um ano no planeta Ross 508 b é equivalente a 11 dias na Terra. Isto significa que, neste planeta, comemoraríamos mais aniversários e viveríamos uma vida muito mais longa em comparação com a que vivemos na Terra!