Surpresa! Estrelas a mudarem-se para outra galáxia.
28 de Fevereiro de 2023

A vida é imprevisível e nunca sabemos quando irá bater à nossa porta uma nova aventura. Essa aventura poderá exigir que façamos as malas e que nos mudemos para outra cidade ou até para outro país. E o mais surpreendente é que isto não acontece só connosco, pode acontecer também com as estrelas!

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos do NOIRLab descobriu novos e entusiasmantes sinais que mostram muitas estrelas a mudarem-se para a Galáxia de Andrómeda, a vizinha mais próxima da Via Láctea, tal como um bando de pássaros em migração, em busca de comida e refúgio.

As galáxias crescem e evoluem ao longo de milhares de milhões de anos, formando novas estrelas no processo. Por vezes, as galáxias podem chocar e "fundir-se" com outras formando novas galáxias. Os cientistas designam este processo por “imigração galáctica”.

O estudo de como se move cada estrela através de uma galáxia e do seu halo exterior permite aos astrónomos explorar as raízes destes fenómenos de imigração galáctica. Por exemplo: onde se formaram as estrelas presentes numa galáxia, como se moveram para outra, e por aí fora. Até agora, só tinha sido possível realizar este tipo de estudos para a nossa galáxia, a Via Láctea.

Usando o instrumento DESI (Dark Energy Spectroscopic Instrument), no Telescópio Nicholas U. Mayall, de 4 metros, situado no Observatório de Kitt Peak, no Arizona (EUA), os astrónomos fizeram um estudo semelhante para a Galáxia de Andrómeda. Medindo o movimento de cerca de 7500 estrelas no halo interno desta galáxia, a equipa viu padrões que confirmam que estas estrelas vieram de outra galáxia. Os astrónomos descobriram ainda que este evento de imigração galáctica ocorreu há cerca de 2 mil milhões de anos.

Com a descoberta desta importante evidência histórica, os astrónomos pretendem agora investigar mais estrelas situadas na vizinhança da galáxia de Andrómeda. Deste modo, poderão estudar em grande detalhe a estrutura das estrelas e a sua viagem entre galáxias.

Imagem: Uma equipa liderada por astrónomos do NOIRLab, da NSF, descobriu novos sinais de imigração em massa de estrelas para a Galáxia de Andrómeda. Nesta imagem, cada um dos pontos representa uma estrela individual na Galáxia de Andrómeda, com o movimento da estrela (em relação à galáxia) num código de cores que vai do azul (movendo-se na nossa direção) ao vermelho (afastando-se de nós). Crédito: KPNO/NOIRLab/AURA/NSF/E. Slawik/D. de Martin/M. Zamani.

Sabias que a maioria das estrelas do halo da Via Láctea se formou noutra galáxia? As estrelas migraram mais tarde para a nossa, quando as duas galáxias se fundiram, há aproximadamente entre 8 a 10 mil milhões de anos. As galáxias como a Via Láctea formam-se a partir de muitas galáxias mais pequenas, ao longo de milhares de milhões de anos.