Imagem de um sistema solar bebé
5 de Junho de 2015

O nosso Sistema Solar tem quase cinco milhares de milhões de anos, o que torna os 200 000 anos de existência dos humanos num piscar de olhos. Então, se ninguém existia para testemunhar o nascimento do nosso Sistema Solar, como podemos saber a forma como nasceu a nossa casa cósmica?

Uma das formas de o descobrir é olhar para outros sistemas solares ainda na infância. O sistema solar da imagem é muito semelhante ao nosso quando era jovem.

A estrela no seu centro tem um tamanho semelhante ao Sol, e existem indícios da presença de um planeta gigante gasoso (o nosso Sistema Solar possui quatro gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno). Mas é o limite exterior deste jovem sistema que mais semelhanças tem com a nossa casa cósmica.

Quando o nosso Sistema Solar se formou, estava repleto de biliões de gelados visitantes rochosos designados por cometas. A maioria dos cometas próximos do Sol foram destruídos. Outros chocaram com os planetas ou as suas luas, e outros ainda foram lançados para o espaço pela poderosa força da gravidade de Júpiter.

Nos limites do nosso Sistema Solar existe um enorme anel formado por milhões de cometas gelados que circulam o Sol. É a chamada Cintura de Kuiper. Plutão, tal como outros planetas anões, está dentro da Cintura de Kuiper.

As novas imagens deste jovem sistema solar, obtidas pelo telescópio Subaru, revelaram um anel em torno da estrela-mãe, com o tamanho aproximado da Cintura de Kuiper. Muito provavelmente, tal como no nosso Sistema Solar, contém partículas de poeira e gelo!

Esta imagem foi criada por um artista, de forma a dar-nos uma ideia de como seria este jovem sistema solar quando observado com maior ampliação.

O telescópio Subaru captou aquela que é considerada a melhor imagem até hoje obtida do aspeto que poderá ter tido a região mais afastada do nosso Sistema Solar quando era ainda um bebé!

A primeira missão à Cintura de Kuiper passará por Plutão em julho de 2015. O seu nome? Novos Horizontes!