Jogo de sombras
23 de Novembro de 2020

Os buracos negros são os monstros do Universo: vorazes entidades que engolem tudo o que se atreve a aproximar-se demasiado deles.

Estes monstros puxam estrelas, gás e poeira para um disco que gira à sua volta. Quando eles sorvem a matéria são libertadas grandes quantidades de energia, sob a forma de poderosos raios de luz emitidos pelo gás superaquecido quando começa a tombar para o buraco negro.

Estes discos estão tão longe que é quase impossível aos astrónomos distinguir quaisquer detalhes na sua estrutura. Mas, graças a uma mente curiosa e ao Telescópio Espacial Hubble, os astrónomos têm agora um vislumbre da estrutura do disco que roda em torno do buraco negro na galáxia IC5063, relativamente próxima de nós.

Raios e sombras

O Telescópio Espacial Hubble, fruto da colaboração entre NASA e ESA, observou uma série de estreitos raios brilhantes e sombras escuras que se propagam a partir do brilhante centro de uma galáxia ativa identificada como IC5063. Uma explicação possível para este efeito é que o disco que rodeia o buraco negro, onde existe muita poeira, projeta a sua sombra pelo espaço. Alguns raios de luz passam por brechas no anel de poeira, e é isso que cria os raios luminosos que podemos ver na imagem. Isto faz lembrar o efeito no céu dos holofotes usados na estreia de um filme em Hollywood!

Uma descoberta especial

Embora os astrónomos se dediquem ao estudo desta galáxia desde há muito tempo, foi preciso alguém que não é uma cientista para fazer esta descoberta. Judy Schmidt é uma artista e astrónoma amadora que vive na Califórnia, nos EUA. Ela deu com as sombras em dezembro de 2019, quando trabalhava com imagens da galáxia, obtidas pelo Hubble. Ela costuma consultar o gigantesco catálogo de dados do Hubble para identificar observações interessantes que depois possa transformar em belas imagens.

Graças a esta descoberta de Judy Schmidt, e aos ‘olhos’ atentos do Telescópio Espacial Hubble, os astrónomos podem agora estudar os pormenores dos raios luminosos e das sombras escuras que saem do centro brilhante desta galáxia ativa.

O Telescópio Espacial Hubble tem aproximadamente a massa de três hipopótamos, e o tamanho de um autocarro escolar!