Uma explosão no passado
25 de Novembro de 2020

Os astrónomos estão constantemente a fazer novas descobertas. Por vezes, essas descobertas levam os cientistas a concluir que têm que alterar aquilo que pensavam saber de certeza!

Mais longe do que se pensava

Usando o telescópio Gemini North, uma equipa internacional de astrónomos descobriu que CK Vulpeculae está aproximadamente cinco vezes mais distante do Sistema Solar do que se pensava anteriormente! A CK Vulpeculae foi vista pela primeira vez como uma nova estrela que surgiu no céu em 1670. Esta descoberta permite concluir que a explosão de 1670 foi muito mais energética do que aquilo que os cientistas pensavam até agora.

Isto levanta muitas novas questões sobre o género de explosão que ocorreu. Os astrónomos pensam que foi demasiado fraca para ter sido uma supernova, que é uma enorme explosão que acontece quando uma estrela maciça chega ao fim da vida.

Desvio para o vermelho, desvio para o azul

Para perceber melhor a que distância está realmente este objeto, os astrónomos avaliaram um fator chamado “desvio para o vermelho” dos átomos da nebulosa, e descobriram que o objeto se está a expandir mais depressa do que pensavam. Tal como a sirene de uma ambulância muda de tom, dependendo de o veículo se estar a aproximar ou a afastar de nós, os objetos no espaço mudam de cor conforme se estão a aproximar ou a afastar do observador (ou seja, do telescópio). Os objetos que se estão a afastar tornam-se mais avermelhados (o que é conhecido como desvio para o vermelho) e os objetos que se aproximam tornam-se mais azulados (desvio para o azul).

Quando o monge francês Anthelme Voituret viu esta estrela surgir a brilhar  no céu há mais de 350 anos, reparou que ela era quase tão brihante como a Estrela Polar! Foi acompanhada por alguns dos mais importantes astrónomos da época até desaparecer de vista ao fim de um ano.