Um choque de gigantes
4 de Outubro de 2021

Estás a ver a mancha de luz desfocada no canto inferior esquerdo da imagem? Trata-se de NGC 1427A, uma galáxia irregular. Neste momento, está a mover-se à incrível velocidade de 2,2 milhões de quilómetros por hora.

No futuro, NGC 1427A irá colidir com as duas galáxias brilhantes que se observam no centro da imagem, NGC 1399 e NGC 1404. Estas duas galáxias elípticas pertencem ao Aglomerado da Fornalha (Fornax), um aglomerado de galáxias relativamente próximo, já que está a apenas cerca de 60 milhões de anos-luz da Terra.

NGC 1399 e NGC 1404 estão entre as galáxias mais brilhantes do Aglomerado da Fornalha e vão ficando cada vez mais próximas devido à força da gravidade. À medida que se aproximam, a gravidade torna-se mais forte, "sugando" o gás da galáxia elíptica que se vê mais abaixo na imagem, NGC 1404.

Apesar de estas galáxias parecerem pequenas na figura, não te iludas: cada uma delas abriga milhares de milhões de estrelas!

Esta belíssima imagem foi obtida com a DECam (Dark Energy Camera), que faz parte do Levantamento de Energia Escura DES (Dark Energy Survey), e que é uma das melhores câmaras que existem, com 570 megapíxeis (para comparação, uma câmara de telemóvel média tem 10 megapíxeis). Entre os seus muitos feitos, a DECam ajudou os astrónomos a descobrir cerca de 300 galáxias anãs no Aglomerado da Fornalha!

Crédito da Imagem: CTIO/NOIRLab/DOE/NSF/AURA Acknowledgment: Image processing: T.A. Rector (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab), J. Miller (Gemini Observatory/NSF’s NOIRLab), M. Zamani (NSF’s NOIRLab) & D. de Martin (NSF’s NOIRLab).

A DECam é um dos vários “instrumentos de levantamento” dos astrónomos, e é utilizada para obter imagens de grandes áreas do céu noturno, que ajudam os investigadores a compreender as estruturas do Universo em grandes escalas. Os instrumentos de levantamento permitem descobrir no céu objetos interessantes que mais tarde serão estudados em detalhe com telescópios.