Quando estrelas bebés e nuvens escuras colidem
19 de Junho de 2023

Sabias que as colisões entre matéria e energia podem criar espetáculos semelhantes a fogos de artifício no céu? Na Terra, vemos auroras brilhantes ou relâmpagos poderosos que atravessam o céu. Mais o que acontece afinal quando estas colisões ocorrem no espaço?

Com a ajuda da câmara de energia escura DECam (Dark Energy Camera) do NOIRLab, situada no Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile, os astrónomos captaram recentemente uma enorme nuvem interestelar de formação de estrelas, denominada Lupus 3. Esta nuvem está localizada a aproximadamente 500 anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Lupus – o Lobo – uma espécie de país das maravilhas cósmico, local de violentas colisões!

No coração de Lupus 3 há duas estrelas bebés azuis, HR 5999 e HR 6000, irrompendo para a vida no seu ninho estelar. A energia de estrelas e protoestrelas brilhantes jovens é tão poderosa que ilumina as vastas nuvens interestelares de poeira e gás nas proximidades. E as nuvens refletem por sua vez a luz destas estrelas, criando no processo uma nebulosa de reflexão. A energia destas duas estrelas bebés azuis criou uma deslumbrante nebulosa de reflexão azul conhecida por Bernes 149.

As duas estrelas bebés começaram a crescer nas regiões escuras e repletas de poeira da nebulosa Lupus 3. Os astrónomos descobriram que, apesar de terem apenas um milhão de anos, HR 5999 e HR 6000 são as estrelas mais velhas da região de Lupus, e a sua principal fonte de energia é a gravidade que comprime e aquece a matéria no seu interior - ao contrário do que acontece com o Sol, alimentado pela fusão nuclear. As estrelas acumularam muita energia, uma quantidade suficiente para soprar o gás e a poeira próximos e criar a brilhante nebulosa Bernes 149.

Os astrónomos consideram que esta descoberta é extremamente útil para o estudo de regiões ativas de formação de estrelas. Lupus 3 oferece ainda aos investigadores pistas importantes sobre as fases iniciais da formação estelar.

Imagem: As duas jovens protoestrelas de pequena massa, HR 5999 e HR 6000, iluminam a poeira nas proximidades, criando a nebulosa de reflexão Bernes 149. Estas estrelas nasceram na nuvem escura e repleta de poeira de Lupus 3, que faz parte de um conjunto maior de nove nuvens escuras. Créditos: CTIO/NOIRLab/DOE/NSF/AURA/ T.A. Rector (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab) Image Processing: D. de Martin & M. Zamani (NSF’s NOIRLab).

Lupus 3 é uma poderosa bolha cósmica que se estende pelo céu. Quando observada da Terra, surge como um enorme manto, cobrindo uma área com aproximadamente o diâmetro de 24 luas. Alberga muitas estrelas bebés, conhecidas como estrelas T Tauri, que irão crescer consumindo material de Lupus 3.