Bailarina espanhola gira numa dança cósmica
23 de Fevereiro de 2022

Os astrónomos obtiveram uma imagem magnífica da galáxia NGC 1566, também conhecida como a “Bailarina Espanhola”, uma grandiosa galáxia espiral com dois braços que se enrolam em torno do núcleo tal como os braços de uma bailarina a girar num palco – ou na imensidade do espaço.

Usando a Câmara de Energia Escura (Dark Energy Camera) do Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile, uma equipa de astrónomos conseguiu observar o centro desta galáxia espiral, localizada na constelação de Dorado, a aproximadamente 70 milhões de anos-luz da Terra. É a galáxia mais brilhante de um conjunto de cerca de 50 outras galáxias que se designa por Grupo de Dorado. Os grupos de galáxias são conjuntos com menos de 50 galáxias que se mantêm relativamente próximas devido à força gravitacional que exercem umas sobre as outras.

Os astrónomos que querem compreender melhor grupos de galáxias, estrelas de diferentes idades e buracos negros galácticos costumam estudar NGC 1566. De facto, esta galáxia está repleta de estrelas em todas as fases dos seus ciclos de vida e tem no seu coração um buraco negro supermassivo, sendo por isso um objeto ideal para se estudar, por exemplo, como envelhecem as estrelas.

Na imagem, vemos um azul brilhante na parte externa dos braços da galáxia. Esta cor deve-se a estrelas jovens e muito brilhantes. Podemos também ver manchas mais escuras dentro dos braços – são faixas de poeira. Os braços de NGC 1566 são ricos em gás e, por isso, são excelentes berçários estelares. Quase no centro da galáxia, podemos ver estrelas mais velhas e mais frias, bem como grandes quantidades de poeira, em cor avermelhada.

A imagem foi obtida para o Dark Energy Survey, um projeto de investigação que está a mapear milhões de galáxias para descobrir o que é afinal a energia escura que compõe grande parte do Universo. A tarefa é bastante complexa e o projeto é enorme: envolve mais de 400 cientistas de 26 instituições em sete países diferentes!

Crédito da imagem: Dark Energy Survey/DOE/FNAL/DECam/CTIO/NOIRLab/NSF/AURA. Processamento de imagem: T.A. Rector (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab), J. Miller (Gemini Observatory/NSF’s NOIRLab), M. Zamani & D. de Martin (NSF’s NOIRLab).

A Bailarina Espanhola foi cenário de um evento espetacular: foi lá que, em 2010, vimos uma estrela transformar-se em supernova (SN2010el), no final de sua vida. O Telescópio Espacial James Webb (JWST) da NASA irá analisar esta e dezoito outras galáxias próximas em luz infravermelha!