A galáxia Sextans B é um festim para os nossos olhos
28 de Abril de 2021

A astronomia é uma ciência interessante não apenas por causa das grandes questões que levanta - de onde viemos, de que somos feitos, o que existe no Universo - mas também porque é bela. Incrivelmente bela. Quem não se apaixona pelas imagens que um telescópio como o Hubble pode obter?

Usando o telescópio de 4 metros Nicholas U. Mayall no Observatório Nacional de Kitt Peak, Arizona, Estados Unidos, os astrónomos conseguiram uma imagem impressionante de uma galáxia anã irregular conhecida como Sextans B, que está a cerca de 4,5 milhões de anos-luz da Terra.

Sextans B contém muitos objetos astronómicos diferentes e curiosos. Alguns, como as nuvens vermelho-rubi de hidrogénio atómico, são berçários de estrelas, já que permitem o nascimento de novas estrelas brilhantes. Outros, como as nebulosas planetárias, são mais cemitérios estelares, já que são as camadas externas que as estrelas gigantes vermelhas envelhecidas lançam no espaço quando estão quase a morrer.

A imagem que aqui se vê mostra também galáxias distantes e difusas que dão cor ao espaço em plano de fundo, enquanto as estrelas da nossa galáxia, a Via Láctea, brilham em primeiro plano.

O nome Sextans B deve-se à sua constelação mãe Sextans (ou o Sextante, um instrumento usado para medir a altura das estrelas a partir do horizonte). O astrónomo polaco Johannes Hevelius identificou a constelação em 1687, que recebeu o nome do instrumento astronómico que ele e a sua mulher Elisabeth usaram nas suas observações - muitas das quais foram realizadas sem a ajuda de um telescópio!

Crédito da Imagem: KPNO/NOIRLab/NSF/AURA Data obtained and processed by: P. Massey (Lowell Obs.), G. Jacoby, K. Olsen, & C. Smith (AURA/NSF) Image processing: T.A. Rector (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab), M. Zamani (NSF’s NOIRLab) & D. de Martin (NSF’s NOIRLab)

Elisabeth Hevelius é frequentemente considerada uma das primeiras astrónomas do sexo feminino, e há um asteroide e também uma cratera de Vénus que têm o seu nome.